NOTA DE ALERTA N.º 01/2017.
- jornal 100 limite
- 13 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
O COORDENADOR MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas por lei,

Considerando o AUMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMETRICA NOS DIAS 11, 12 e 13 de fevereiro de 2017, bem como a previsão de continuação de precipitação na Região Sudoeste de Rondônia, conforme Nota do Instituto Nacional de Meteorologia do dia 13/02/2017.
Considerando o aumento fluviométrico dos Rios Barão de Melgaço e Rio Pimenta Bueno;
Considerando que a estação fluviométrica da ANA/CPMR – Estação Pimenta Bueno, localizada no Rio Pimenta Bueno, ultrapassou a Cota Normal entrando na Cota de Alerta acima de 8,50 mts.,
ALERTA a população de Pimenta Bueno, em especial a população residente na área de risco, que decorrentes dessas informações poderá ocorrer evento adverso de inundação (enchente) nas áreas de riscos, a saber: Bairros Jardim das Oliveiras - Entre as margens do Rio Pimenta Bueno a ate a altura da Av. Barão do Rio Branco; Bairros dos Pioneiros entre as margens do Rio Barão do Melgaço ate a altura da Rua Almirante Barroso e entre as Margens do Rio Barão do Melgaço Até a Rua Pedro Simplício da Mota, bem como em todas as áreas de várzea das margens dos Rios e Igarapés situado na Cidade e na Zona Rural.
Considera-se risco de Inundação o evento de enchente que pode adentrar nas residências e quintais, poderá ocasionar perda de bens matérias, abalo nas estruturas das residências, proliferação de doenças infecto contagiosas, acidentes elétricos, afogamentos e outros.
Recomenda-se a população adotar a medidas de prevenção durante os eventos devendo se retirar a área de risco, bem como todos os bens moveis, documentos, roupas e outros antes que a inundação ocorra, caso seja necessário ir para um abrigo ou casa de parentes ou amigos.
Recomenda-se ainda a população mais vulnerável como deficientes físicos, gestantes, idosos e crianças sejam retiradas o quanto antes da área de risco.
Os Órgãos Municipais deverão ficar alerta para dá suporte e socorro a população caso o evento se concretize especialmente a Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho; Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo; Secretaria Municipal de Obras e Serviço Públicos; Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Gabinete do Prefeito.
A Defesa Civil convocará os voluntários da Sociedade Civil, Clubes de Serviços, Igrejas, associações dentre outros, caso seja necessário para socorrer a população.
Caso o evento se concretize e dependendo do seu impacto no município será Decretada Situação de Emergência ou o Estado de Calamidade Púbica. E o município colocará os seus recursos disponíveis para socorrer a população, caso não suporte buscará os recursos necessários juntos aos outros entes da federação.
Inicio da situação de alerta: 13/02/2017; 14h13min
Final do Alerta: 14/02/2017: 23h59min
Luiz Henrique Sanches Lima
Vice-Prefeito
Coordenador Municipal de Defesa Civil