Senac de Pimenta Bueno realiza 6ª Semana de Educação Ambiental
- jornal 100 limite
- 14 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
“Por uma cidade com um desenvolvimento econômico, social e ambiental responsável” foi o lema do evento

Semana do Meio Ambiente, Turma de Aprendizagem – Proj. Viveiro das Especiarias.
O Senac de Pimenta Bueno realizou, no período de 05 a 09 de junho, a 6ª Semana do Meio Ambiente. Foi desenvolvida uma programação intensiva voltada ao tema “Bioma Amazônia”e o estímulo de atitudes responsáveis para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Os alunos da Instituição desenvolveram 28 atividades relacionadas à temática do evento, que contou com a participação de 850 visitantes inscritos.
As atividades foram coordenadas pela gerente Neila Giron e contou com a colaboração das professoras e equipe administrativa e pedagógica, contando com palestras, oficinas, projetos integradores e a simulação de aparelhos na Van de Eficiência Energética,por meio da parceria da Eletrobrás Rondônia. Para Joaquim Louredo e Marcelo, da Eletrobrás/RO, a Semana proporcionou aprendizados e trocas. “Os jovens, adolescentes e as crianças são curiosos e inteligentes, demonstrar através das simulações os consumos eficientes da energia elétrica estimula a consciência nas práticas ambientais”, destacaram.
Os alunos dos cursos de Aprendizagem, sob a orientação das professorasTaillaCristina dos Santos Sonda e Maria Isabel Casimiro Broetto, apresentaram os projetos “Viveiro das Especiarias da Saúde”, que objetivou pesquisar e apresentar dez espécies de ervas, o plantio, o consumo e seus benefícios para a saúde; e “Alimentação Funcional: A mudança começa pela boca”, que visou proporcionar aos alunos das turmas de Aprendizagem Comercial e Administrativa orientações sobre a importância dos valores nutricionais no aproveitamento dos alimentos e o resultado positivo para a saúde quando há mudanças alimentares.
De acordo com as professoras Maria Isabel e Tailla, orientar a estruturação dos projetos ambientais, visa estimular nos jovens aprendizes a responsabilidade individual e coletiva com o meio ambiente e com o social.Para a gerente da Unidade, Neila Giron, devemos pensar globalmente e agir localmente. “A unidade do Senac em Pimenta Bueno busca mobilizar e conscientizar os alunos e comunidade sobre o consumo consciente e uso racional dos recursos naturais. Se cada um fizer a sua parte e contagiar mais uma pessoa, modificamos nosso habitar, com a possibilidade de melhoria da qualidade de vida e equilíbrio com a natureza”, ressalta Neila.

Palestra Eficiência Energética, Joaquim/Eletrobrás

Jovens Aprendizes – Projeto: Alimentação Funcional, brigadeiro de casca de banana.
Fonte: SENAC-Rondônia