A atuação do IGPM no município de Cacoal
- jornal 100 limite
- 25 de ago. de 2018
- 1 min de leitura

O Índice Geral de Preço Municipal -IGPM, foi criado no início do ano de 2017 por meio de projeto de extensão do Curso de Administração da Instituição de Ensino Superior de Cacoal – FANORTE, sob a coordenação da professora, Nayara Fernanda N. dos Santos, com objetivo de verificar como se comportam os preços de matérias para a construção civil na cidade de Cacoal entre um período e outro.
O projeto visa aproximar conceitos econômicos da comunidade cacoalense, o que sublinha a importância do mesmo para a sociedade local, uma vez que os consumidores da região, por meio dos índices gerados nesta pesquisa, poderão melhorar as decisões de consumo e conhecer como as variações ocorridas nos itens avaliados pela pesquisa afetam o orçamento doméstico, com isso além do envolvimento da sociedade e do comércio, também oferecerá aos acadêmicos de Administração, Contabilidade e Engenharia Civil a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação enriquecendo suas respectivas formações através das relações diretas com a sociedade na qual a faculdade encontra-se inserida, expandindo o espaço de aprendizagem para além dos muros da Instituição.
No ano de 2017, os acadêmicos de Administração, Contabilidade e Engenharia Civil, foram nas principais lojas de materiais de construção civil de Cacoal e coletaram os primeiros dados, como subsídio ao banco de dados do projeto. E este ano de 2018, os mesmo voltaram as lojas e extraíram novas informações.
Agora,a comissão de IGPM, irá copilar essas informações e divulgá-las de forma mensurávelcom o objetivo de informar a comunidade local acercado comportamento da inflação entre um período e outro, sem exposição de opinião, empresa e imagem.
Texto por, Economista Nayara Fernanda N. Santos
Comments