Daniel Berg será pioneira em Cacoal, RO, no uso de urnas eletrônicas para a escolha de líderes
Eleição será realizada na sexta-feira (11), das 8h às 17h, nas dependências da própria escola.
Em parceria com a 11ª zona eleitoral de Cacoal (RO), a Escola Daniel Berg (EDB) está organizando eleições comunitárias para a escolha dos líderes de sala. Essa será a primeira vez no município que urnas eletrônicas serão usadas por alunos durante a escolha dos líderes. A eleição será realizada na sexta-feira (11), das 8h às 17h, nas dependências da própria escola.
De acordo com a diretora da EDB Ivonete Luchtenberg, a instituição fez a solicitação à Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia (EJE-RO), acerca das eleições comunitárias no ano de 2020, mas esse desejo ficou suspenso devido à pandemia.
“Esse ano conseguimos retomar esse projeto e estamos felizes, pois sabemos da importância da educação da cidadania. São dos bancos escolares que sairão os futuros gestores públicos, por isso é tão importante que as crianças aprendam desde a infância como funciona o processo eleitoral e entendam a seriedade de votarem com consciência”, destacou a diretora Ivonete.
Irão participar da votação, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que correspondem a cerca de 640 alunos matriculados. Estão concorrendo à liderança 106 candidatos.
O TRE disponibilizará para a escola sete urnas eletrônicas, além de uma urna de contingência, para ser usada caso alguma apresente falha. Essas urnas foram preparadas com as fotos e os nomes dos alunos que estão concorrendo. Aos alunos também foram atribuídos números, para que os colegas possam votar neles. Esses números estão fixados em listas nos murais de cada sala de aula, ajudando os estudantes na memorização.
Segundo a idealizadora do projeto e chefe de cartório eleitoral, Cariny Cielo, o Cartório Eleitoral de Cacoal recebeu total apoio de todo o TRE para a realização das eleições comunitárias. “Entendo que eleições assim, são uma excelente ferramenta para que todos conheçam o processo eletrônico de votação”, disse Cariny.
Para o diretor da EJE, Juiz Francisco Borges Ferreira Neto, a eleição de líderes escolares é uma importante ferramenta para a difusão do conhecimento sobre o processo eleitoral. “Nesse processo os alunos vivenciam a simulação de um pleito eleitoral oficial, com a definição dos candidatos, campanhas e votação por meio das urnas eletrônicas”, explicou o juiz.
Todo o processo eleitoral será acompanhado pelos servidores do TRE. A Escola Daniel Berg está localizada na Avenida São Paulo, nº3070, bairro Jardim Clodoaldo, em Cacoal.
Magda Oliveira Jornalista DRT 966/RO
Comments